quinta-feira, 27 de junho de 2013

Uma juventude chamada Mandacaru

A Quadrilha Mandacaru além de inspiradora é história, é cor, é simpatia, é São João!

Foto: Quadrilha mandacaru 
Este ano venho acompanhando a quadrilha mandacaru, de São Luís do Quitunde, que vem se apresentando, assim como nos últimos 10 anos, em várias cidades dentro e fora do estado. E como é gratificante ver uma juventude tão animada, tão cheia de alegria e de entusiasmo, de fato é muito contagiante!

Queria destacar dois, de muitos momentos, que para mim, foram muito interessantes. Primeiro o evento promovido pela quadrilha no Restaurante Lá em casa no dia primeiro de junho. Um forró pé de serra e um bingo em prol da quitação dos gastos da quadrilha. Como foi significante ver todos aqueles jovens cantando músicas tradicionais do autêntico forró nordestino e ao mesmo tempo transmitindo alegria em fazer parte desse momento tão cultural, tão enraizado em nossos costumes, um momento tão “mandacaru”.

Foto: Anobelino Martins
Pois é, foi vendo aquela cena que pude perceber uma dimensão de significados que a quadrilha carrega consigo por onde passa, podemos ver nitidamente que não é só diversão, que não é só o simples extravasar, mas é sim, o conjunto de alegrias que pulsam no coração e que promovem significados, que vem se construindo durante dez anos. Além de inspirador é história, é cor, é simpatia, é São João!

Foto: Anobelino Martins
E por isso narro o segundo momento, que foi na pré-estreia da quadrilha, no dia 13 de junho, na quadra de esportes de São Luís do Quitunde. Ainda sem estar com o figurino completo a Quadrilha Mandacaru mostrou outro figurino, que já estava mais que completo. Foi o figurino da dança sincronizada, da alegria estampada na cara, do sentimento de realização visível aos olhos através dos sorrisos e do contato harmonioso, transmitido em forma de bolo no momento de cantar os parabéns pelos 10 anos no fim da apresentação.

Em fim, a Quadrilha mandacaru é a força de pessoas que pensam juntas, de sonhos sonhados com dedicação e coragem. Tiro o meu chapéu para esses jovens, tanto os jovens que dançam, como os que estão nos bastidores, na costura, na ornamentação, nas ideias, na música... No show, num verdadeiro show!

Autor: Anobelino Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Após escrever seu comentário, vá na opção "Comentar como:" escolha a opção NOME/URL. Preencha só o campo NOME. Caso você tenha um blog, vá em CONTAS DO GOOGLE. Agradecemos o comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...