quarta-feira, 27 de março de 2013

27 de março, dia mundial do Teatro

Welder Rodrigues e Ricardo Pipo
(Cia de Teatro Os Melhores do Mundo)

O surgimento da arte teatral se deu através do aprimoramento das cerimônias gregas. Eram as festas de culto aos deuses do Olimpo. Os gregos foram criando novas formas de culto e consequentemente criaram a arte da encenação. Um exemplo destas festas em honra aos deuses na Grécia antiga, que originou o teatro, é a cerimônia em culto ao deus das festas e do vinho, chamado Dionísio.

Por isso que a palavra Teatro é de origem grega, Théatron (θέατρον). Desde a Grécia antiga a palavra Teatro está relacionada à atuação artística. Esta arte de interpretar até hoje é desenvolvida pelo ator que representa sozinho ou na maioria das vezes com outros atores, uma determinada história fictícia ou real. Esta representação é chamada de espetáculo.

Os atores não agem sozinhos, eles precisam dos dramaturgos, dos técnicos e do diretor, toda esta equipe é de suma importância para que o espetáculo seja bem realizado. É muito importante destacar também que atuar no teatro está totalmente associado à intenção de fazer com que o público se emocione de alguma forma, claro, dependendo da temática do espetáculo vem o determinado tipo de emoção, que o ator tem a missão de despertar no público.

Autor: Anobelino Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Após escrever seu comentário, vá na opção "Comentar como:" escolha a opção NOME/URL. Preencha só o campo NOME. Caso você tenha um blog, vá em CONTAS DO GOOGLE. Agradecemos o comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...