sábado, 17 de novembro de 2012

Entrevista com Padre Alex Sandro sobre a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição de São Luís do Quitunde


Anobelino: Em que dia e ano a paróquia de Nossa Senhora da Conceição de são Luís do Quitunde completa 130 anos?

Pe. Alex: A Paróquia de Nossa Senhora da Conceição em São Luís do Quitunde foi criada no dia 22 de junho de 1882. Esta paróquia tinha a sua sede em Ipioca e foi suprimida e transferida a sua sede pela lei 869.

Anobelino: Antes de Igreja de Nossa Senhora da Conceição ser paróquia e de São Luís do Quitunde se cidade a festa de Nossa Senhora da Conceição já era tradição dita cidade de São Luís, nos fale um pouco de como era celebrada a festa.

Pe. Alex: A festa de Nossa Senhora da Conceição tem seu inicio no dia 02 de fevereiro do ano de 1872, 10 anos antes da criação da paróquia, melhor dizendo, na conclusão da Igreja feita pelo Padre José Texeira de Melo. A belíssima imagem de Nossa Senhora da Conceição foi um presente da comunidade de Ipioca. A festa tem início no dia que a comunidade de Ipioca vai a São Luís do Quitunde para entregar a imagem a comunidade que ainda não era cidade, apenas uma povoação.

Anobelino: Fora a festa de Nossa Senhora da Conceição, havia outra festa religiosa ou não religiosa nesta mesma época que São Luís ainda não era cidade?

Pe. Alex: Certamente havia várias festas religiosas em São Luís do Quitunde. A festa de Santo Antônio de Pádua no Engenho Santo Antônio, a festa de São Luís de França que era o padroeiro do povoado Quitunde, pois aos pés do oiteiro no quitunde estava edificada a Igreja de São Luís de frança. Por isso que se diz que o São Luís do Quitunde, era justamente por que no povoado Quitunde estava a milagrosa imagem de São Luís de França. A Igreja de Nossa Senhora da Conceição só abrigou a imagem de São Luís quando a capela de São Luís de França ruiu. Pode-se perceber claramente que o altar-mor na sua versão original possui apenas um nicho para uma única imagem do porte de Nossa Senhora da Conceição. A Igreja foi construída não para ser Matriz, pois a comunidade passou 10 anos para se tornar paróquia.

Anobelino: Em que ano e por quem foi construída a Igreja dedicada a Nossa Senhora da Conceição?

Pe. Alex: Manoel Cavalcante dou parte de suas terras ao seu filho, Joaquim Cavalcante, e impôs que ele devia construir uma Igreja e um cemitério. O Padre José Teixeira de Melo, que recebeu um grande terreno, iniciou a construção da Igreja no ano de 1870 e a conclui no ano de 1872.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...