terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Aspectos históricos de São Luís do Quitunde



A pequena aldeia indígena encontrada em 1624 pelo holandês Albert Sourth, integrante das tropas de Van Dorth, quando seguia para Bahia, a qual deu o nome de “Poço dos Veados”, registra a origem do povoamento de São Luís do Quitunde, que antecede o período das invasões holandesas.

Os holandeses estiveram em São Luís do Quitunde em 1635, quando Sigismundo Van Scopp perseguia Matias de Albuquerque. Ergueram um forte no morro à margem esquerda do rio Sauassuí, hoje Paripueira. Construíram também, nas terras de São Luís do Quitunde, um canal revestido de ladrilhos, por onde embarcavam a madeira.
O movimento político denominado “Lisos e Cabeludos”, no ano de 1834, provocou muitas lutas entre civis, morrendo muita gente. Sendo o Engenho Santo Antonio Grande, de propriedade de José Paulino, um dos mais destruídos.
Com o inicio do povoamento, por volta de 1870, algumas casas de comércio foram instaladas no Engenho Castanha Grande, do Major Manoel Cavalcante. O filho do Major, Joaquim Machado Cavalcante, ganhou do pai, terrenos no engenho Quitunde, fundando no local uma povoação, transferindo para lá a estrutura já existente no Engenho Castanha Grande.
Pelo porto de nome Barcaças, que existia na época, se fazia o escoamento da produção do açúcar através do canal do rio Jetituba. Com o desenvolvimento do povoado, novas casas de negócios foram aparecendo, aumentado o movimento de compra e venda de açúcar, sendo necessária a construção de quatro trapiches para armazenagem dos produtos.
Em 1892, foi elevada a categoria de cidade, desmembrada de passo de Camaragibe. O nome São Luís do Quitunde se deve a uma homenagem a São Luiz de França. Quitunde era o nome de um engenho. “Condunde” palavra de origem africana, que deu o nome a um peixe que vive na região do Rio Jetituba.
  
Fonte: Arquivos da cidade

Um comentário:

  1. Muito bom,como é bom conhece um pouco da nossa história tão rica, muito obrigado.

    ResponderExcluir

Após escrever seu comentário, vá na opção "Comentar como:" escolha a opção NOME/URL. Preencha só o campo NOME. Caso você tenha um blog, vá em CONTAS DO GOOGLE. Agradecemos o comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...