quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Um dia de aula de geografia com a Professora Márcia

Dedico este texto para a minha professora de Geografia Márcia Raquel, com o meu carinho e respeito.
Doze e vinte e cinco da tarde. Todos os alunos do 2° ano estão eufóricos, com ânsia de ir pra casa para almoçar e bater perna, e a professora Márcia, já na tolerância da sua paciência, tenta "calmamente" aquietar os alunos com a sua voz “branda e suave”:

- SILÊNCIO, SEUS ATREVIDOS! PROCUREM O LUGAR DE VOCÊS! AÍ ATRÁS ESTÁ UM CASO SÉRIO!

Talvez vocês estejam se perguntado o porquê da letra maiúscula! É para fazer valer o sentido da ironia em “voz branda e suave”. Continuemos a história.

Mesmo com o “suave gritinho” da Professora Márcia, o aluno Gustavo insiste em continuar com a bagunça. Dando uma tapa na cabeça do PH (Paulo Henrique) disse:

- Fica na tua coquinho!

Vendo aquela cena que tem a capacidade de mexer com seus nervos, a Professora Márcia ela puxa o ar que ainda lhe resta depois da bronca anterior e grita, para melhor dizer, fala com “paciência e compreensão”, a frase que se tornou o slogan dos seus sermões:  

- SIMMM MOÇO!!!!! SEU ADIANTADO, PROCURE O SEU LUGAR!!!!!

Tentado se justificar ele tentou falar:

- Calma, professora, foi ele que...

Cortando totalmente a sua justificativa improvisada, ela ordena:

- CALADO! SENÃO QUISER FICAR DE SUSPENSSÃO!

Essa foi a hora mais errada que encontrei para levantar e ir ao encontro da professora e perguntar quando seria para entregar o trabalho que ela tinha pedido. 

Quando comecei a falar, ela, envolvida pela tensão do momento de raiva provocada pelo Gustavo, cortou totalmente o meu barato: 

- Professora quando...

- VÁ SENTAR, MOÇO. O SENHOR TAMBÉM É CHEIO DE GRACINHAS FORA DE HORA!

Fiquei meio constrangido no momento, mas logo a minha cara lisa se recuperou do constrangimento.

Uma semana depois, quando volto do intervalo para participar da aula da Márcia, tive uma surpresa: Um pouco desconcertada ela me disse:

- Perdoe-me o jeito que falei com você semana passada. Não deveria ter falado daquele jeito, minha consciência ficou pesada.

Coçando a cabeça, falei:

- O que foi que a senhora me falou? 

É, eu já tinha esquecido o acontecimento. Também quem não levou um “sim moço”, da Márcia, nem pode dizer que foi seu aluno, porque ninguém iria acreditar.

No entanto, o que mais me chamou atenção foi o cuidado da Professora Márcia em ser justa, em ser autêntica. Depois de alguns dias, forçando muito o juízo recordei o que tinha acontecido e a partir daquele dia passei a admirá-la não só como Professora mas também como ser humano. Posso dizer que aprendi muito com ela!

Autor: Anobelino Martins

2 comentários:

  1. Ótima História. Muito bem inspirada. E a atitude da professora foi exemplar!

    ResponderExcluir
  2. não dá pra esquecer de cada aula com o 3º ano 2011! cada semana era uma nova história.... e ANOBELINO, quase sempre soltando suas gracinhas.... as vezes o sangue fervia, falava alto mesmo!!!!! me aborrecia mesmo!!!! mas passava, e quando sabia que pegava pesado sabia reconhecer o meu erro e pedir desculpas quando era preciso. foi o que aconteceu naquele dia com Anobelino, passei o fim de semana todo pensando na minha atitude e vi que tinha me execido.
    o bonito da vida é isso, saber reconhecer o erro e ter humildade de pedir desculpas, perdão. aprendi que não tira pedaço, não doi e nos deixa muito mais leve. valeu Anobelino, APRENDI E CONTINUO APRENDENDO COM MEUS MENINOS(alunos e ex alunos) bjão. professora Márcia Raquel

    ResponderExcluir

Após escrever seu comentário, vá na opção "Comentar como:" escolha a opção NOME/URL. Preencha só o campo NOME. Caso você tenha um blog, vá em CONTAS DO GOOGLE. Agradecemos o comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...